O conceito de beleza está diretamente relacionado com o equilíbrio harmonia de todas as estruturas da face, por isso, os tratamentos de harmonização facial são importantes para valorizar ainda mais aquele sorriso dos sonhos! Não somente por motivos estéticos, estas técnicas podem auxiliar nas questões funcionais, melhorando a qualidade de vida do paciente!
QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL?
A harmonização orofacial consiste na busca pelo equilíbrio entre a estética e a funcionalidade da face como um todo. Atualmente, é possível estudar quais as proporções ideais para cada perfil de rosto, levando em conta não somente os aspectos estéticos e funcionais, como também aqueles mais subjetivos, como a personalidade, as expectativas do paciente e a melhora da auto estima.
Muitas vezes, o tratamento que se limita aos dentes, por mais minucioso e bem planejado, não resulta em uma face harmônica e equilibrada por questões que vão além da estrutura dental. Por isso, os tratamentos tão procurados atualmente, como a aplicação de toxina botulínica, preenchimento labial, lipo de papada, rinomodelação, bichectomia, fios de sustentação, entre outros, são indicados para valorizar ainda mais aquele sorriso branquinho e alinhado além de melhorar a qualidade de vida do paciente. Por isso, o cirurgião dentista por atuar e estudar à fundo as estruturas da cabeça e pescoço, está apto e amparado legalmente para realizar estes procedimentos que visam a harmonia estética e/ou funcional.
APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é uma injeção não cirúrgica capaz de modular a ação muscular, reduzindo ou eliminando as linhas de expressão e rugas no rosto e pescoço. Além de aliviar as ruguinhas, esta técnica também é utilizada para melhorar quadros de sorriso gengival, bruxismo, apertamento dental, hipertrofia de masseter , dores de cabeça , enxaqueca e assimetria facial. O efeito da aplicação pode durar de 4 a 6 meses.
PREENCHIMENTO LABIAL
Diferentemente da toxina botulínica, o preenchimento labial consiste na aplicação de uma substância encontrada no próprio organismo, o ácido hialurônico. Desta forma, mesmo que sintético, o produto é reconhecido pelo organismo e não causa reações adversas, ele irá atrair moléculas de água e estimular a formação do próprio colágeno, o que aumenta a hidratação dos lábios e a sustentação da pele.
O ácido hialurônico é injetado nos lábios de acordo com a necessidade e expectativa do paciente. Esta aplicação resultará em um contorno labial mais volumoso e marcante, além de reduzir as ruguinhas que podem estar ao redor, valorizando ainda mais o sorriso.
LIPO DE PAPADA NÃO CIRÚRGICA
Aquele excesso de gordurinha abaixo do queixo afeta muitos pacientes e causa grande incômodo estético. Para aqueles que não gostariam de se submeter aos tratamentos mais invasivos para solucionar este problema, a lipo de papada não cirúrgica se mostra uma excelente alternativa.
O procedimento é realizado com a aplicação de uma substância capaz de quebrar as células de gordura, o ácido deoxicólico. A aplicação é realizada com microinjeções que podem ser aplicadas em toda a região ao redor do pescoço. Para atingir o resultado ideal, podemos realizar de quatro a seis sessões com o intervalo de um mês entre elas, para o produto agir corretamente. Apesar do resultado não ser imediato, é possível notar a diferença após a primeira sessão.
RINOMODELAÇÃO
Este é um procedimento não cirúrgico, capaz de modelar o nariz com pequenas aplicações de ácido hialurônico (o mesmo utilizado no preenchimento labial). O método permite esculpir o nariz de forma equilibrada, corrigir assimetrias e afiná-lo, melhorando o aspecto da pirâmide nasal. Uma avaliação deve ser devidamente realizada para identificar a melhor indicação para cada caso e há a necessidade de realizar manutenção do procedimento, pois o efeito da aplicação dura de 8 a 12 meses.
A rinomodelação pode ser realizada assim que houver o crescimento completo da face, ou seja, já na adolescência, e o resultado pode ser observado logo após a aplicação. Para que o paciente não sinta o desconforto das pequenas injeções, realiza-se um bloqueio anestésico local (muito parecido com as técnicas anestésicas utilizadas na odontologia clínica). A técnica se mostra uma opção muito eficaz para aqueles pacientes que não gostariam de se submeter aos procedimentos cirúrgicos e mais invasivos.
Veja também
-
Como prevenir cáries
O que é a cárie? A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, di…
-
Os dentes de leite
Devo me preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite? Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de…
-
Selantes de Fóssulas e Fissuras
O que são selantes? Os selantes são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados que são usados para “pintar” as superfícies rugo…
e descubra o que podemos fazer pelo seu sorriso!
Tratamentos Odontológicos
- Bichectomia
- Bruxismo e Tratamento de ATM
- Check-up Preventivo Digital
- Clareamento Dental
- Clínica Geral
- Day Clinic Odontológico
- Endodontia
- Gengivoplastia
- Halitose
- Harmonização Facial
- Implante Dentário
- Invisalign
- Lente Dental e Faceta de Porcelana
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Peeling Gengival
- Periodontia
- Pré Natal Odontológico
- Prótese Dentária
- Restaurações Dentárias
- Sensibilidade nos Dentes
- Tecnologias